Jogo do Herói XP
  • Início
  • Jogo
  • Quero Jogar
  • Inspiração
  • Facilitador

O Facilitador.

Imagem



​"Olá, muito prazer, eu me chamo José Carlos Lima, sou co-criador do Jogo do Herói, e criador da versão XP, que é uma experiência "cara a cara", eu e você, colocando na mesa seus problemas e olhando para eles sob uma perspectiva completamente diferente.

Uma mistura de mitologia com o poder das histórias. As histórias que você está contando para si e para o mundo.

Vamos jogar?"

MAS ANTES...

Deixa te contar como tudo aconteceu, como cheguei aqui. A ideia não é nova. 
Na verdade é um retorno às raízes, em termos da minha história com o Jogo do Herói. E ela começou com uma frase: "O mundo precisa de heróis."

Não fui eu quem começou com esta ideia, a culpa é do professor Joseph Campbell. Um professor de mitologia comparada, norte americano, que em suas aulas colocava esta preposição. E ele falava sério.

Mas antes de tudo precisamos entender o que ele queria dizer com heróis. Ele falava de salvadores da pátria? Super heróis mascarados? Vigilantes? Patrulheiros? Vingadores? Estadistas? Rebeldes revolucionários? 

Não.

Ele falava sobre eu e você. Pessoas comuns. Com suas falhas, paradoxos, medos e desejos. Vitórias, alegrias, bom e mal. Ele falava sobre bem aventurança.
O QUE É BEM AVENTURANÇA?

Em uma palavra: responsabilidade. Não é carregar o mundo sobre seus ombros, mas ter zelo por aquilo que você fala, faz e pensa. Ter zelo é ter carinho, amor, cuidado e fechando o ciclo, responsabilidade, na fala, nas ações e pensamentos.

E isso significa ser "bom" o tempo inteiro? Se você for um "mau menino /menina, Deus irá castigar"? Definitivamente, não. Você não precisa de uma ordem superiora ou hierarquia para lhe dizer o que fazer, para lhe dizer o "certo" ou "errado", tudo o que você precisa é de responsabilidade.

E como obter esta responsabilidade? Aqui está a pegadinha, ela vem de tudo aquilo que faz de você, você. É um espelho do que você sente, entende, sabe e interpreta. Ou seja, de sua vida, de sua história.
E O QUE ISSO TUDO TEM A VER COM O JOGO?

A vida é uma narrativa, nossa narrativa. É uma narrativa onde temos que lidar com sérias e profundas intervenções externas. As coisas nem sempre são como esperamos ou imaginamos... raramente são. Erros são cometidos, acidentes, trapaça, traição... assim como ajuda inesperada, reviravoltas, golpes de sorte e até milagres!
 

É como um rolar de dados. Probabilidade. Caos.  Entrar num labirinto onde a única certeza que você tem é que no final há um Minotauro, no final, todos vamos morrer. Mas até lá, temos que caminhar, decifrar, entender, vencer, sobrepujar... viver neste labirinto.

Agora me diga se tudo isso não se parece como um jogo para você? Para mim parece. E foi assim, vendo tudo como um jogo narrativo que eu co-criei o Jogo do Herói, a base para tudo isso. E com a minha experiência e vocação, criei a versão XP, que vem de experiência, que é esta que estou lhes apresentando.
CONCLUINDO...

Sua 
história, segundo a interpretação do senhor Campbell, é sua responsabilidade, e se você estiver fazendo isso de forma saudável pra você e para o mundo, então você está vivendo sua bem aventurança. E assim, você está no papel de protagonista de sua história, você é o proverbial herói, ou heroína, você é quem muda as coisas para que tenham significado, sentido.

E no fim, é isso que estou vendendo. Não eu, nem o Jogo, mas uma ideia... uma ideia chamada heroísmo. Mas que você pode chamar também de Protagonismo. E é algo que eu, meus companheiros de viagem, e o senhor Joseph Campbell, achamos que vale a pena.

Vale totalmente cada centavo.

​
Um forte abraço, e seja bem vindo ao...
Picture
Picture
Powered by Crie o seu próprio site exclusivo com modelos personalizáveis.
  • Início
  • Jogo
  • Quero Jogar
  • Inspiração
  • Facilitador